Voltar ao site

Afinal, o que é Showrooming?

Conheça o grande "vilão"do varejo tradicional e como usá-lo a seu favor

· Varejo
O que é?

É um novo comportamento de compra onde os consumidores usam a loja física como um "Showroom" para ver e conhecer os produtos, mas na hora da compra utilizam os celulares para procurar preços menores em outros lugares, muitas vezes comprando em outra loja.

Por que é tão ruim?

O varejo físico está cada vez mais pressionado pelos preços das lojas online e ainda tem a sua loja usada apenas como vitrine e potencialmente perdendo a venda, é mais um duro golpe no varejo tradicional.

Imagine quanto custa aluguel, luz e funcionários para no final perder a venda para um site. Esse é o dilema nas lojas físicas.

Isso vai passar? O que pode ser feito?

Showrooming veio para ficar. Ele traz muitos benefícios para o consumidor que tem a certeza de fazer um melhor negócio quando pode comparar os preços e conhecer os produtos. Nada indica que essa prática vai sumir, na verdade ela deve crescer cada vez mais.

Showrooming é a chegada do e-commerce dentro das lojas tradicionais, e ele pede novas respostas. Impedir as pessoas de usar o celular dentro da loja é impossível, bem como impedí-los de tirar fotos dos produtos. Tudo isso é contraproducente! O novo varejo precisa aceitar que as regras mudaram e se adequar.

"No lugar de resistir ao Showrooming,

é preciso incorporá-lo!"

Se os clientes vêm até sua loja para olhar os produtos, você já está um passo à frente, pois tem o consumidor ali no seu território, sob influência da sua loja e vendedores. Essa hora que você precisa de novas estratégias para fisgar o cliente e quem sabe até fazer vendas melhores.

O showrooming parte do princípio que o cliente precisa conhecer mais sobre o item, então se você tem uma equipe que tem essa informação, a confiança do consumidor em você já naturalmente é maior. A loja física tem a vantagem de não precisar cobrar pelo frete e a retirada pode ser imediata. Afinal, o cliente já está lá. Essa oportunidade que não pode ser perdida e agir na hora certa, faz toda a diferença.

Se você tiver um Captive Portal ou alguma forma de engajar com cliente nesse momento, você estará um passo a frente.

O cliente vai estar na sua loja, navegando na internet. Forneça essa internet através de um Captive Portal! O cliente em troca lhe dará alguns dados cadastrais como Nome, Telefone e Email enquanto você dá ele internet gratuita.

Outra estratégia fácil e rápida é ter ofertas/cupons no Captive Portal. Criar o hábito do cliente checar seu WiFi para receber ofertas suas e ativamente ver suas propagandas. Tanto se gasta em publicidade de baixo impacto e você pode estar com o cliente ali pronto para comprar, com um cupom de alta conversão dentro da sua loja. Ele é que vai querer ver sua propaganda, você acaba de mudar o jogo completamente.

Omnichannel

Omnichannel virou o jargão da vez, falando de forma mais simples quer dizer que você precisa vender em mais de uma frente. Só varejo tradicional não está funcionando para muita gente. Quase todos os negócios podem e devem ter uma loja virtual. Aqui existem grandes oportunidades através do Showrooming.

Por exemplo: Para quem tem um e-commerce mais maduro, é possível usar a presença na loja como forma de aumentar personalização de ofertas no email marketing e incrementar a base de dados do seu CRM.

Conclusão

Não adianta resistir, o futuro do varejo é esse. A barreira entre e-commerce e varejo tradicional está cada vez mais fina. É preciso se adequar e ter novas estratégias para novos comportamentos do consumidor. Como sempre, quem souber aproveitar as novas oportunidades pode ganhar muito com essas mudanças. Já quem não se adaptar vai virar história.

Engajar seu cliente na loja através do Captive Portal é uma das maneiras de utilizar o Showrooming ao seu favor, seja para oferecer um cupom de desconto e aumentar a conversão ou obter mais dados para suas outras campanhas de marketing.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK